Germinações: expansões poéticas
Rancho Das Flores
Fagner
"Entre as prendas com que a natureza
Alegrou este mundo onde há tanta tristeza
A beleza das flores realça em primeiro lugar
É um milagre do aroma florido
Mais lindo que todas as graças do céu
E até mesmo do mar"
"Eu acredito na força da germinação.
Assim como Picasso, acredito que seja possível cultivar flores em meio a escombros. Numa incrível força que brota da fragilidade: como em Guernica 'sinais de redenção agora diminutos, embora eficazes: uma única margarida.'”
O projeto será desenvolvido em parceria com a Amap/TJ (associação de mães e pais funcionários do Tribunal de Justiça) e pretende – através de variadas ações permeadas pela arte/educação - estabelecer estruturas sólidas à criação de ambientes para fomentar relações dialógicas entre o público atendido, garantir o direito de acesso à arte e cultura. Convidar – por meio de estratégias específicas - à conscientização de cada participante, quanto seu papel como agente propositor e transformador de realidades; provocar debates sobre novos trajetos para aplicabilidade da cidadania como eixo vertebrador para construção de nova realidade.
A segunda fase do projeto prevê a formação de uma rede entre centros acadêmicos. equipamentos culturais, empresas e artistas de variadas linguagens cujo objetivo principal será criar novas bases de produção cultural através de conceitos como comércio justo, economia criativa, empreendedorismo criativo, moda e design.
Acreditamos nisso: uma boa semente, germina. Expande, envolve e altera.